Oi, gente! Paula aqui. Pra falar de quê? De poliglotices!
Após aprender o alfabeto cirílico russo, talvez você possa estar se perguntando: existe escrita cursiva no russo também? Se sim, preciso aprendê-la? Bom, sim, existe escrita cursiva, você pode ver abaixo:
Fonte: Learn Russian online
Agora, você precisa aprendê-la? Na minha opinião, sim. É agora que você argumenta falando que escrever à mão é chato, é cansativo, que você não escreve à mão há 84 anos, que não tem necessidade disso porque hoje em dia tudo é eletrônico, que a sua letra é feia em português e em russo vai ser também… Enfim.
Bom, você não quer aprender a escrever em letra cursiva? Então não aprenda. Mas aprenda pelo menos a reconhecer as letras. Assim como no alfabeto latino, que existe fontes em itálico que imitam letra cursiva, no alfabeto cirílico isso também acontece, então você pode se deparar com algum texto ou alguma placa em russo escrita em letra cursiva e não conseguir ler porque você não aprendeu a escrita cursiva, a pelo menos reconhecê-la.
Agora, assumindo uma postura mais parcial, fazendo um comentário em off? Vou até trocar de cor agora:
Na minha humilde opinião de poligota em construção, acredito que aprender uma língua envolve tudo, tudo mesmo, não só aprender gramática, vocabulário e pronúncia, mas aprender a ler e escrever, aprender pontuação, regras de ortografia, formas naturais de se expressar algo naquela língua… É por isso que nenhuma língua “se domina” (não acredite em quem diz isso). A língua é vasta e viva, é um compromisso que você assume pela vida toda no momento em que aquela língua entra na sua vida e aí é que está a beleza nisso tudo. Aprender uma outra língua é algo mágico e eu acho que se você ignora essa parte do aprendizado, está ignorando uma parte bem interessante de se aprender russo. Ah, e outra, se um dia você decidir fazer o TRKI, que é a prova de proficiência do russo, vai poder usar sua letra cursiva! Mas desde que seja legível, tá?
Se você decidiu que vai aprender a escrever, e não só reconhecer, não precisa ter medo, porque hoje em dia é muito fácil ter acesso aos meios para tal. Vou deixar aqui três links muito legais, são folhas de caligrafia que você pode baixar, imprimir e praticar:
- Folhas em branco
- Folhas de exemplo com as letras
- Caderno principal (ele vem com o passo a passo de cada letra, cada tracinho até chegar na letra inteira)
Esses são os recursos gratuitos, mas se você estiver fora do país, ainda mais na Europa, nos EUA ou na própria Rússia, consegue encontrar cadernos e livros de caligrafia ensinando (eu estive na França em 2016 e comprei dois, na época). Não acho que seja realmente necessário comprar esse tipo de material, até porque seria uma compra importada e sairia bem caro. As folhinhas acima já ajudam bastante e você pode imprimir, tirar xerox e ter quantas folhas quiser. [Eu comecei a aprender russo aos 14 anos e na época era o que tinha]
Hoje em dia, hoje também é tudo mais fácil. Se quiser sentir mais segurança nos traços, pode procurar vídeos no YouTube, digite algo como “Russian cursive”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário