Oi, gente! Paula aqui. Pra falar de quê? De poliglotices!
Hoje começaremos a falar dos pronomes do russo. Primeiro, veremos os pronomes pessoais.
Caso você precise de uma recapitlação, os pronomes pessoais no português são: eu, tu/você, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Eles estão divididos em primeira, segunda e terceira pessoa, que podem ser do singular ou do plural.
No russo, é a mesma coisa. Vamos conhecê-los:
- São pronomes da primeira pessoa do singular: “Я”
- São pronomes da segunda pessoa do singular: “Ты”
- São pronomes da terceira pessoa do singular: “Он/Она/Оно”
- São pronomes da primeira pessoa do plural: “Мы”
- São pronomes da segunda pessoa do plural: “Вы”
- São pronomes da terceira pessoa do plural: “Они”
→ Sobre “Ты” e “Вы”:
Há algo muito importante que você deve saber sobre esses dois pronomes. Usamos o “Ты” para falar com familiares, amigos, colegas de idade próxima, entre crianças, com bichos ou um adulto ao falar com uma criança.
Já o “Вы” é usado para falar com um grupo de pessoas, seria um “vocês”, ou para ser o pronome formal da situação. No português, costumamos usar “senhor/senhora” para demonstrar formalidade, então, no russo, o “Вы” cumpriria essa função.
Se você for à Rússia um dia, use “Вы” para falar com adultos que você não conhece. Mas se o seu interlocutor trocar para “Ты”, aí você pode usar o “Ты” também.
Uma curiosidade sobre o “Вы”: na escrita, ele costuma começar com letra maiúscula se estiver sendo usado no contexto de formalidade.
Para finalizar, vamos falar sobre o pronome “Оно”. Ele é o pronome representativo do gênero neutro. Mas como vimos no post sobre gêneros, ele não deve ser usado para se referir a pessoas, ele é usado para objetos inanimados. E qual é o plural dele? É o pronome “Они” também.
Até a próxima!