Oi, gente! Paula aqui. Pra falar de quê? De poliglotices!
Muitos costumam achar que a dificuldade do russo já começa no alfabeto. Bom, sinceramente? O alfabeto é o menor dos seus problemas ao estudar russo, ainda mais hoje, com tantas fontes disponíveis na Internet. Não há muito mistério, mas para aprender o alfabeto cirílico você pode:
1. Separar as letras em grupos: quando eu escrevi a série de posts sobre o alfabeto para o Instituto, eu lembro que separei o alfabeto em três grupos: letras iguais, letras “falsas amigas” e letras típicas do alfabeto.
2. Focar primeiro nas letras iguais: aprender uma nova escrita parece assustador para você? Então foque primeiro nas semelhanças.
3. Usar técnicas mnemônicas: eu não costumo fazer uso dessas técnicas, mas muitos dizem que elas são bem úteis para aprender o alfabeto cirílico.
4. Ler em russo: “Poxa, eu acabei de começar, como assim você recomenda que eu leia em russo?” Como você aprendeu a ler na sua língua nativa? Lendo, é claro. Se você está aprendendo russo, deve ter alguns materiais de aprendizado separados, então que tal ler as frases e palavras desses materiais? Vai devagarzinho, consulte os sons quantas vezes for necessário, paciência é tudo.
5. Escrever em russo: os materiais que você usa provavelmente devem ter exercícios, então escreva no alfabeto cirílico, escreva mesmo as respostas, não fique respondendo só na sua cabeça (aliás, você sabia que escrever à mão é algo maravilhoso para o aprendizado?). Copiar as palavras dos exemplos também é legal, além de nomes de lugares e pessoas que você conhece.
Agora, quanto à minha experiência, eu lia e escrevia muito em russo, mas também fazia duas coisas: eu comecei a estudar russo por causa da música russa e quem já teve a experiência de baixar músicas em idiomas com sistemas de escrita diferentes do alfabeto latino, sabe que os nomes dos arquivos às vezes costumam vir escritos como “AÁÄÇÇEÈÜÜ” ou algo do tipo.
Então o que eu fazia? Eu copiava o nome original em russo da música para o nome do arquivo. Quando eu ainda era crua no alfabeto, escrevia os nomes transliterados, mas, aos poucos, fui trocando para o alfabeto cirílico.
Falando em transliteração, um exercício que eu fazia muito era tentar transliterar as letras de música transliteradas de volta para o russo ou transliterar as músicas em cirílico para o alfabeto latino. E, sim, eu também tentava escrever o meu nome, o nome dos meus familiares, dos meus amigos e palavras em russo que eu já tinha aprendido.
E quanto tempo leva para dominar o alfabeto? Acho que isso depende de pessoa para pessoa. No meu caso, levou um ano até que eu sentisse que lia e escrevia bem o alfabeto cirílico. Mas há que se considerar que eu era apenas uma adolescente de 14 anos, não muito focada e sem professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário